sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A Amazônia é o "pulmão" do mundo?

Esse é um assunto que já foi muito discutido, mas ainda existe polêmica! Essa idéia surgiu durante a Rio-92 (ou Eco-92), quando foram debatido inúmeros assuntos relacionados à natureza. Neste evento foram assinados 3 acordos (por 172 Governos): a Agenda-21, a Declaração do Rio sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, e uma declaração de princípios relativos às florestas. O principal objetivo do evento foi criar meta para a preservação do meio ambiente. Surgiu então o slogan "A Amazônia é o 'pulmão' do mundo!".

 Porém isso não é verdade! Nos locais não modificados pelo homem, a Amazônia é uma comunidade estável, auto-suficiente em seus processos metabólicos. Isso significa que toda a quantidade de gás oxigênio liberado pelas plantas da floresta no processo de fotossíntese é utilizada pelos demais seres vivos, próprios deste ecossistema. A Amazônia não é o "pulmão" do mundo e por isso que devemos nos preocupar também com as demais áreas de floresta e mata de nosso País (e planeta!).

Claro que não é motivo para desmatá-la, pois assim deixaria de ser estável e sofreria com extinções se inúmeros seres que são endêmicos da Floresta Amazônica. Mas aí já entramos em um assunto beeem mais longo e complexo: a diversidade da vida na Amazônia! Mas fica pra outro post... prometo! =)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More